Um pouco sobre mim

Daniel Bastos n.1980 em Fafe.

Licenciado em História (ensino de) pela Universidade de Évora em 2003, concluiu no mesmo ano o Curso de Cultura Teológica promovido pelo Instituto Superior de Teologia de Évora.

Com vários artigos publicados, e participações em colóquios e conferências, venceu em 2006 a VI edição do Prémio de História Local da Câmara Municipal de Fafe, com o trabalho “As Eleições Presidenciais no Estado Autoritário Português. Processos e actores políticos: o exemplo de Fafe”, e em 2011, o Prémio Literário A. Lopes de Oliveira com a obra Fafe – Estudos de História Contemporânea. Publicado nesse ano pela Editora Labirinto, com prefácio de Iva Delgado, presidente da Fundação Humberto Delgado, o livro foiapresentado no Teatro – Cinema de Fafe e no Consulado Geral de Portugal em Paris.

Pós-graduado em Ética e Filosofia Política na Universidade Católica de Braga – Faculdade de Filosofia, foi no decorrer de 2012 distinguindo com o galardão “Excelência” no âmbito dos Prémios “Os Mais 2011” do semanário Povo de Fafe.

Convidado para coordenar as Comemorações do 150.º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Fafe (1862 - 2012), lançou nesse âmbito o livro Santa Casa da Misericórdia de Fafe – 150 Anos ao Serviço da Comunidade. Editado pela instituição social e apresentado no Teatro – Cinema de Fafe e no Consulado Geral de Portugal em Paris, a obra prefaciada pela socióloga das migrações Maria Beatriz Rocha-Trindade, foi ainda no final de 2012 apresentada na Fundação Casa de Rui Barbosa (Rio de Janeiro) no âmbito do Ano de Portugal no Brasil, tendo arrecadado nesse ano o Prémio Literário A. Lopes de Oliveira.

Percorrendo paralelamente um percurso cívico e político ativo na sociedade, através da dinamização colectiva de iniciativas cívicas e políticas que contribuíram para o exercício da cidadania activa e participação de jovens cidadãos na vida pública, Daniel Bastos escreveu em 2012 a obra Por dentro de uma jota – Uma experiência de intervenção cívica e política em Fafe. Publicada nesse ano pela Labirinto – Colecção Agora, o livro prefaciado pelo Secretário-Geral do PS, António José Seguro, foi apresentado na Biblioteca Municipal de Fafe e na Livraria Pó dos Livros em Lisboa.

Ainda em 2012, foi co-autor da obra A Primeira República em Fafe – Elementos para a sua história. Corolário do Curso Livre de História Local, sob o tema “O concelho de Fafe durante a Primeira República (1910-1926)”, promovido peloNúcleo de Artes e Letras de Fafe em 2010, no âmbito das celebrações do Centenário da República, a obra foi editada pelo NALF nesse ano e apresentada no Salão Nobre do Teatro – Cinema de Fafe.

Em 2013, colaborou como co-autor na publicação da monografia Santa Maria de Aboim, o Olhar Sincero do Minho, assinando o capítulo “O concelho de Fafe e a Emigração para o Brasil (1857-1925): o caso da freguesia de Aboim”.

Ainda no final do ano de 2013 o historiador escreveu o livro Fafe – História, Memória e Património. A obra trilingue (Português, Francês e Inglês), que conta com chancela da Editora Converso, e colaboração do fotógrafo José Pedro Fernandes e o tradutor Paulo Teixeira, é prefaciada pelo fotógrafo francês Gérald Bloncourt.

No decurso de 2013 e 2014, o livro Fafe – História, Memória e Património, que foi alvo de destaque na Revista DH – Debater História, uma revista de âmbito nacional escrita por historiadores e colaboradores, dirigida ao público geral que queira conhecer o presente sabendo o passado, alcançou várias sessões de apresentação em território nacional e além-fronteiras. Nomeadamente, na Biblioteca Municipal de Fafe, na FNAC em Guimarães, na FNAC do Shopping Braga Parque, na FNAC Santa Catarina no Porto, na FNAC – Chiado em Lisboa, no Consulado Geral de Portugal em Paris, na Livraria Orfeu em Bruxelas e na Casa do Alentejo em Toronto. Tendo as últimas apresentações além fronteias estreitado ainda mais a ligação do percurso profissional e dos trabalhos literários do historiador e escritor fafense com a numerosa comunidade emigrante portuguesa espalhada pelos quatro cantos do mundo.

 

Acerca de mim.

Uma pessoa profundamente comprometida com as gentes e terra de Fafe, que gosta de conhecer a Cultura, História e Tradição enquanto referenciais para o Presente, Futuro e Desenvolvimento Sustentado.